quarta-feira, 13 de abril de 2011

Os Três Macacos Sábios - Grupo: Adriano, Clara, Wendel: 3°C

      Em nossa foto estamos representando os Três Macacos Sábios. Seus nomes são mizaru (o que cobre os olhos), kikazaru (o que tapa os ouvidos) e iwazaru (o que tapa a boca). Seu significado é traduzido como não ouça o mal, não fale o mal e não veja o mal.
      O provérbio japonês diz que é uma forma de lembrar que, se os homens não olhassem, não ouvissem e não falassem o mal alheio, teríamos
comunidades pacíficas com paz e harmonia.

      Podemos fazer uma Ilustração (sátira) para os nossos 3 Poderes: 
1.            O Poder Executivo, este representado na pessoa do Presidente da República e seu Gabinete de Ministros e Secretários, esse poder é o mentor das falcatruas, mensalões e o divisor do dinheiro surrupiado dos nossos bolsos. Esse poder é a fonte de como roubar. Ele também pode ser ilustrado como o macaco cego. Esse infelizmente não vê nada das Falcatruas de seus Aliados e Companheiros de Partido. O que era para ser dever e obrigação do Presidente, ele não faz ,ou melhor, ele não vê;
2.            O Poder Legislativo, representado pelo Congresso Nacional, é exercido pela Câmara de Deputados e pelo Senado, esse é o acumulo de todo o roubo do poder acima, ele é o divisor de águas. Esse poder é a  fonte de como distribuir. Ele  também pode ser ilustrado como o macaco surdo, ninguém ouviu nada. Infelizmente entram dentro do mesmo saco.
3.            O Poder Judiciário do Brasil está dividido em quatro áreas jurisdicionais: justiça comum,justiça do trabalho, justiça eleitoral e justiça militar. Este poder quando não exerce suas devidas funções contra o macaco cego e contra o macaco surdo, ele fica mudo.
      A foto pode ser considerada expressionista por um lado, pois é a arte do instinto. Trata-se de uma pintura dramática, subjetiva, “expressando” sentimentos humanos. O Expressionismo utiliza cores irreais, dá forma plástica ao amor, ao ciúme, ao medo, à solidão e à miséria humana. Deforma-se a figura, para ressaltar o sentimento.      Algumas de suas principais características:
- Pesquisa no domínio psicológico;
- Dinamismo improvisado, abrupto, inesperado;
- Preferência pelo patético, trágico, sombrio.

     
Para Kant o Belo é um resultado de uma conjunção entre a fantasia e o intelecto, quer dizer, através da contemplação do belo nosso espírito se harmoniza com a perfeição e assim o intelecto é como um instrumento do espírito.
      Já o Sublime é uma união entre fantasia e razão, explicando melhor, neste caso não ocorre uma harmonia como no conceito de belo, mas sim um contraste. A origem do conceito de sublime na filosofia kantiana está no sentimento, e neste sentido é o sublime e não apenas o belo que é capaz de promover uma elevação espiritual.
      O significado da nossa foto pode ter um sentido quase religioso, pois a ética é uma questão de dever e não uma questão de escolher a melhor entre várias opções e só o cumprimento do dever nos coloca em contato com o belo e possibilita a realização racional do sublime.

Nenhum comentário:

Postar um comentário